Descrição
[m4y_accordion title=”Descrição”][m4y_accordion_section]
O curso Comunicação Interpessoal – Comunicação Assertiva tem como objetivo aprimorar a capacidade de comunicação dos participantes, com foco no desenvolvimento de uma comunicação assertiva, clara e empática.
O curso aborda técnicas para expressar ideias e sentimentos de forma direta e respeitosa, gerando um ambiente de confiança e respeito mútuo, fundamental para relações interpessoais saudáveis e produtivas, tanto no ambiente profissional quanto no pessoal.
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[m4y_accordion title=”Destinatários”][m4y_accordion_section]
A formação tem como destinatários profissionais em transição de carreira, recém-formados ou desempregados que procuram uma abordagem estruturada para encontrar novas oportunidades de emprego.
Assim como, pessoas que desejam aprimorar a sua capacidade de se comunicar de forma assertiva no ambiente de trabalho e em entrevistas de emprego.
[/m4y_accordion_section][m4y_accordion title=”Benefícios”][m4y_accordion_section]
- Melhoria da Autoconfiança – Desenvolver capacidades de comunicação assertiva ajuda a ganhar mais segurança ao expressar opiniões, necessidades e sentimentos, tanto no ambiente de trabalho quanto nas interações pessoais.
- Aumento da Eficácia na Comunicação – Aprender a comunicar-se de maneira clara e objetiva evita mal-entendidos e conflitos, facilitando o trabalho em equipa e as relações profissionais.
- Melhor Gestão de Conflitos – A comunicação assertiva permite lidar com conflitos de forma mais eficaz, sem gerar tensão desnecessária. Aprender a gerir situações desafiadoras e manter a calma é fundamental no ambiente corporativo.
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[m4y_accordion title=”Duração”][m4y_accordion_section]
O curso tem a duração de 50 horas e após a abertura o formando poderá realizar o curso no prazo de 2 meses.
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[m4y_accordion title=”Objetivos”][m4y_accordion_section]
- Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais.
- Desenvolver a comunicação assertiva.
- Identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo de comunicação.
- Realizar os diversos tipos de processamento interno da informação.
- Aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação.
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[m4y_accordion title=”Módulos”][m4y_accordion_section]
- Processo de comunicação e perfis comunicacionais
- Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
- Emissor/Recetor
- Canal
- Mensagem/código
- Contexto
- Feedback
- Diferentes perfis comunicacionais
- Passivo
- Agressivo
- Manipulador
- Assertivo
- Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
- Comunicação assertiva
- Particularidades e vantagens do perfil assertivo
- Empatia
- Escuta ativa/escuta dinâmica
- Conceito de contexto comum
- Semântica sintaxe
- Paralinguagem
- Escuta ativa/escuta dinâmica
- Barreiras à comunicação
- Barreiras gerais do processo de comunicação
- Barreiras internas
- Objetivas
- Subjetivas
- Barreiras externas
- Barreiras internas
- Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação
- Construção, adaptação, envio, receção e interpretação da mensagem
- Barreiras gerais do processo de comunicação
- Processamento interno da informação
- Processamento fonético
- Processamento literal (significado)
- Processamento reflexivo (empático)
- Tipos de perguntas no processo de comunicação
- Abertas
- Fechadas
- Retorno
- Reformulação
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[m4y_accordion title=”Metodologias”][m4y_accordion_section]
O curso tem formato e-learning, totalmente assíncrono na plataforma Moodle.
Quando aceder à plataforma terá ao seu dispor toda a informação relativa ao funcionamento do curso e às atividades a realizar.
Todos os módulos dispõem de diversos recursos didáticos, que podem ser realizados conforme a sua disponibilidade e ao seu ritmo, em qualquer lugar.
O curso possui um tutor, que estará disponível para eventuais dúvidas ao longo de toda a formação.
A avaliação será feita por módulos. No final de cada módulo será disponibilizado um pequeno teste, que avalia os conhecimentos que adquiriu, numa escala de 0 a 20.
A avaliação final corresponde à média das notas de cada módulo.
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[m4y_accordion title=”Certificação”][m4y_accordion_section]
No final do curso, os participantes receberão um Certificado de Qualificações emitido através da plataforma SIGO, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação.
Esta UFCD está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível 4, pelo que a certificação nesta UFCD contribui para uma qualificação profissional daquele nível.
Esta formação certificada está enquadrada nas 40 horas anuais de formação obrigatória.
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