Comunicação interpessoal – comunicação assertiva– UFCD 0350 | 50 horas

85.00

[m4y_accordion title=”Descrição”][m4y_accordion_section] O curso Comunicação Interpessoal – Comunicação Assertiva tem como objetivo aprimorar a capacidade de comunicação dos participantes, com foco no desenvolvimento de uma comunicação assertiva, clara e empática. O curso aborda técnicas para expressar ideias e sentimentos de forma direta e respeitosa, gerando um ambiente de confiança e respeito mútuo, fundamental para relações interpessoais […]

Descrição

[m4y_accordion title=”Descrição”][m4y_accordion_section]

O curso Comunicação Interpessoal – Comunicação Assertiva tem como objetivo aprimorar a capacidade de comunicação dos participantes, com foco no desenvolvimento de uma comunicação assertiva, clara e empática.

O curso aborda técnicas para expressar ideias e sentimentos de forma direta e respeitosa, gerando um ambiente de confiança e respeito mútuo, fundamental para relações interpessoais saudáveis e produtivas, tanto no ambiente profissional quanto no pessoal.

 

Formação certificada; Certificação DGERT

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[m4y_accordion title=”Destinatários”][m4y_accordion_section]

A formação tem como destinatários profissionais em transição de carreira, recém-formados ou desempregados que procuram uma abordagem estruturada para encontrar novas oportunidades de emprego.

Assim como, pessoas que desejam aprimorar a sua capacidade de se comunicar de forma assertiva no ambiente de trabalho e em entrevistas de emprego.

[/m4y_accordion_section][m4y_accordion title=”Benefícios”][m4y_accordion_section]

  • Melhoria da Autoconfiança – Desenvolver capacidades de comunicação assertiva ajuda a ganhar mais segurança ao expressar opiniões, necessidades e sentimentos, tanto no ambiente de trabalho quanto nas interações pessoais.
  • Aumento da Eficácia na Comunicação – Aprender a comunicar-se de maneira clara e objetiva evita mal-entendidos e conflitos, facilitando o trabalho em equipa e as relações profissionais.
  • Melhor Gestão de Conflitos – A comunicação assertiva permite lidar com conflitos de forma mais eficaz, sem gerar tensão desnecessária. Aprender a gerir situações desafiadoras e manter a calma é fundamental no ambiente corporativo.

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[m4y_accordion title=”Duração”][m4y_accordion_section]

O curso tem a duração de 50 horas e após a abertura o formando poderá realizar o curso no prazo de 2 meses.

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[m4y_accordion title=”Objetivos”][m4y_accordion_section]

  • Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais.
  • Desenvolver a comunicação assertiva.
  • Identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo de comunicação.
  • Realizar os diversos tipos de processamento interno da informação.
  • Aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação.

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[m4y_accordion title=”Módulos”][m4y_accordion_section]

  • Processo de comunicação e perfis comunicacionais
    • Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
      • Emissor/Recetor
      • Canal
      • Mensagem/código
      • Contexto
      • Feedback
    • Diferentes perfis comunicacionais
      • Passivo
      • Agressivo
      • Manipulador
      • Assertivo
  • Comunicação assertiva
    • Particularidades e vantagens do perfil assertivo
    • Empatia
      • Escuta ativa/escuta dinâmica
        • Conceito de contexto comum
      • Semântica sintaxe
      • Paralinguagem
  • Barreiras à comunicação
    • Barreiras gerais do processo de comunicação
      • Barreiras internas
        • Objetivas
        • Subjetivas
      • Barreiras externas
    • Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação
      • Construção, adaptação, envio, receção e interpretação da mensagem
  • Processamento interno da informação
    • Processamento fonético
    • Processamento literal (significado)
    • Processamento reflexivo (empático)
  • Tipos de perguntas no processo de comunicação
    • Abertas
    • Fechadas
    • Retorno
    • Reformulação

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[m4y_accordion title=”Metodologias”][m4y_accordion_section]

O curso tem formato e-learning, totalmente assíncrono na plataforma Moodle.

Quando aceder à plataforma terá ao seu dispor toda a informação relativa ao funcionamento do curso e às atividades a realizar.

Todos os módulos dispõem de diversos recursos didáticos, que podem ser realizados conforme a sua disponibilidade e ao seu ritmo, em qualquer lugar.

O curso possui um tutor, que estará disponível para eventuais dúvidas ao longo de toda a formação.

A avaliação será feita por módulos. No final de cada módulo será disponibilizado um pequeno teste, que avalia os conhecimentos que adquiriu, numa escala de 0 a 20.

A avaliação final corresponde à média das notas de cada módulo.

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[m4y_accordion title=”Certificação”][m4y_accordion_section]

No final do curso, os participantes receberão um Certificado de Qualificações emitido através da plataforma SIGO, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação.

Esta UFCD está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível 4, pelo que a certificação nesta UFCD contribui para uma qualificação profissional daquele nível.

Esta formação certificada está enquadrada nas 40 horas anuais de formação obrigatória.

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Informação adicional

Acesso Imediato

Acesso Imediato

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